Carnaval

9.2.12

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA do Rio de Janeiro 2012


Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..  É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

História e Origem



Ficheiro:Maschere carnevale venezia.JPGA festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam aQuarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.



Cálculo do dia da Carnaval

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
Datas do Carnaval

O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o Cálculo da Páscoa (veja artigo anterior), e uma curiosidade: o Carnaval ocorre próximo ou no dia de Lua Nova.



Datas do Carnaval:


Ano Data do Carnaval Data da Páscoa
1955 22 de fevereiro 10 de abril
1956 14 de fevereiro 22 de abril
1957 5 de março 21 de abril
1958 18 de fevereiro 6 de março
1959 10 de fevereiro 29 de março
1960 1º de março 17 de abril
1961 14 de fevereiro 2 de abril
1962 6 de março 22 de abril
1963 26 de fevereiro 14 de abril
1964 11 de fevereiro 29 de março
1965 2 de março 18 de abril
1966 22 de fevereiro 10 de março
1967 7 de fevereiro 26 de março
1968 27 de fevereiro 14 de abril
1969 18 de fevereiro 6 de abril
1970 10 de fevereiro 29 de março
1971 23 de fevereiro 11 de abril
1972 15 de fevereiro 2 de abril
1973 6 de março 22 de abril
1974 26 de fevereiro 14 de abril
1975 11 de fevereiro 30 de março
1976 2 de março 18 de abril
1977 22 de fevereiro 10 de abril
1978 7 de fevereiro 26 de março
1979 27 de fevereiro 15 de abril
1980 19 de fevereiro 6 de abril
1981 3 de março 19 de abril
1982 23 de fevereiro 11 de abril
1983 15 de fevereiro 3 de abril
1984 6 de março 22 de abril
1985 19 de fevereiro 7 de abril
1986 11 de fevereiro 30 de março
1987 3 de março 19 de abril
1988 16 de fevereiro 3 de abril
1989 7 de fevereiro 26 de março
1990 27 de fevereiro 15 de abril
1991 12 de fevereiro 31 de março
1992 3 de março 19 de abril
1993 23 de fevereiro 11 de abril
1994 15 de fevereiro 3 de abril
1995 28 de fevereiro 16 de abril
1996 20 de fevereiro 7 de abril
1997 11 de fevereiro 30 de março
1998 24 de fevereiro 12 de abril
1999 16 de fevereiro 4 de abril
2000 7 de março 23 de abril
2001 27 de fevereiro 15 de abril
2002 12 de fevereiro 31 de março
2003 4 de março 20 de abril
2004 24 de fevereiro 11 de abril
2005 8 de fevereiro 27 de março
2006 28 de fevereiro 16 de abril
2007 20 de fevereiro 8 de abril
2008 5 de fevereiro 23 de março
2009 24 de fevereiro 12 de abril
2010 16 de fevereiro 4 de abril
2011 8 de março 24 de abril
2012 21 de fevereiro 8 de abril
2013 12 de fevereiro 31 de março
2014 4 de março 20 de abril
2015 17 de fevereiro 5 de abril
2016 9 de fevereiro 27 de março
2017 28 de fevereiro 16 de abril
2018 13 de fevereiro 1 de abril
2019 5 de março 21 de abril
2020 25 de fevereiro 12 de abril








Como o desfile é julgado


O Desfile das Escolas de Samba é uma gloriosa competição na qual os pontos são dados por juízes. Assim como nos esportes, que oferecem entretenimento ao mesmo tempo em que tem suas regras rígidas.
Desfile das Escolas de SambaAs escolas são julgadas em 10 categorias. Existem quatro juízes de cada categoria. Cada juiz dá a sua pontuação numa escala de 7-10 (com frações), sendo 10 a melhor. Os pontos são contados e anunciados na quarta-feira de cinzas, logo após o Carnaval. Durante os desfiles os juízes ficam espalhados ao longo da passarela do samba e ficam em cabines claramente assinaladas com a palavra “julgadores” e o nomes dos quesitos.

As dez categorias que as escolas de samba são julgadas:
  • Bateria
  • Samba Enredo
  • Harmonia
  • Evolução
  • Enredo 
  • Conjunto
  • Alegorias e Adereços
  • Fantasias
  • Comissão de Frente
  • Mestre Sala e Porta Bandeira
Bateria


A percussão deve manter o ritmo durante todo o desfile. Todos os integrantes da escola devem estar cantando e dançando no ritmo estabelecido pelo grupo. Os quatro juízes estão julgando a regularidade e a continuidade da batida, uma batida firme precisa e constante dos surdos, e um som efetivo global e equilibrado de todos os instrumentos. O ritmo deve ser variado e diversificado, mas deve ser mantido perfeitamente, especialmente quando os instrumentos reiniciam após uma parada. O tempo deve ser mantido em todos os momentos. A versatilidade do grupo é vital. É proibida a utilização de instrumentos de sopro.

Samba enredo


Deve conter a essência do tema central que a escola apresenta através de seu desfile daquele ano. A letra deve se adequar à música, uma vez que o samba também é julgado por suas qualidades artísticas. Esta é a única categoria em que os juízes subdividem as suas notas, dando alguns pontos para as letras e alguns para a melodia.

Harmonia


Neste quesito julga-se a harmonia musical, acústica e visual do desfile da escola. Para pontuação elevada, nesta categoria, a música, ritmo e canto devem combinar perfeitamente com a coreografia e a dança dos integrantes da Escola. A escola pode perder pontos por falta de integrantes que cantem corretamente o samba.

Desfile das Escolas de Samba Rio de Janeiro


Evolução


Coerência e a compatibilidade são avaliados sobre os movimentos dos participantes e da dança com o ritmo. O desfile deve manter um fluxo constante, sendo espontâneo e criativo ao mesmo tempo, expressar paixão, agilidade e vigor dos participantes. Os pontos de penalidade são aplicados se a escola abrir brechas entre os desfilantes, ou entre as alas.

Enredo

Desfile de CarnavalEste é o tema central da escola que foi escolhido e deve ser representado por todas as partes durante o seu desfile. É uma criação artística literária. Os juízes consideram, entre outros fatores, a força da idéia como um todo e o seu desenvolvimento através de várias alas e carros alegóricos. Deve ser possível compreender facilmente o tema e a idéia central por trás do show. O tema também pode ter algumas referências estrangeiras. Os pontos de penalidade são efetuados, no entanto, sem que qualquer forma de publicidade esteja envolvida.


Conjunto


Quesito julgado livremente, sem muito critério técnico, onde o impacto geral do desfile da escola é considerado. É a categoria mais subjetiva e, como tal, geram muitas controvérsias.
Alegorias e Adereços
Este quesito avalia a expressão visual do tema, a originalidade e a qualidade do trabalho artístico, tais como, os movimentos, cores e efeitos visuais envolvidos. Os juízes avaliam os carros alegóricos e todos os adereços sendo usados no desfile. Os juízes consideram a eficácia dos carros alegóricos e adereços em exibir o enredo e como o seu design apóia idéias do tema. As fantasias dos destaques (as fantasias mais luxuosas em cima dos carros alegóricos e no resto do desfile) também são avaliadas nesta categoria.


Fantasias


Desfile de Carnaval do RioA criatividade das fantasias, a originalidade, um total "bom gosto" e seus conjuntos de cores são avaliados nesta categoria. Os Juízes avaliam as fantasias individualmente e em conjunto. A diversidade é importante tanto quanto a adequação das fantasias ao enredo que representam. É avaliado sua confecção e estado de conservação e todo o acabamento ou a falta dele, não pode haver nada despencando. A maioria das fantasias são consideradas nesta categoria, incluindo todas as alas comerciais, os passistas, a bateria e as baianas.


Comissão de Frente


Nesta categoria todos os aspectos são considerados da ala que abre o desfile da escola de samba. Os juízes consideram a coreografias, figurinos e como atinge a finalidade principal, que é a introdução da escola para o público. Atualmente onde se concentra uma das principais partes do espetáculo.


Mestre-sala e Porta-bandeira


O mestre-sala e sua porta-bandeira são elementos importantíssimos na escola. Os juízes avaliam a dança, a elegância, graça e agilidade, flexibilidade e a variedade dos seus movimentos, e julgam a proteção simbólica da Bandeira. Coordenação entre os dois como um casal também é importante.


Quem é quem no Desfile?


Rei Momo


"Momo" é o nome do deus da zombaria na mitologia grega, e de acordo com a tradição do Carnaval, Rei Momo deve ser alegre e tão grande como uma casa. A lenda diz que ele foi expulso do Olimpo para vir e se estabelecer no Rio, a Cidade do Carnaval. O Carnaval do Rio oficialmente começa com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo. É quando o Rei Momo começa a sambar, tudo e todos - lantejoulas, penas, e todas as pessoas ao redor também devem sambar com ele. Ele abre todos os grandes eventos de Carnaval, incluindo os desfiles.


A Rainha e as Princesas
A Rainha do Carnaval é escolhida com critérios onde sua beleza é fundamental, auto confiança, sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia e habilidade em sambar, mas acima de tudo o que ela deve possuir é o “espírito de carnaval”. As candidatas que ficaram em segundo e terceiro lugares são coroadas princesas do carnaval, título criado a pouco tempo.






Carnavalesco
Ele é o profissional  responsável pelo trabalho artístico e também de projetar, produzir e dirigir o desfile da escola. Às vezes, eles escolhem o tema e também desenvolvem o enredo da escola. Eles projetam todas as roupas e carros alegóricos, escolhem e fiscalizam a compra de materiais, administram a construção e fabricação dos carros alegóricos, fantasias e acessórios. Eles podem ganhar muito dinheiro em uma escola do grupo especial .
Desfile de Carnaval do Rio de Janeiro




Alas
Elas são os blocos do desfile de uma escola - a escola é dividida em vários deles. Um grupo de 50 a 200 pessoas vestindo a mesma fantasia e com a mesma finalidade. A fantasia vai ilustrar um aspecto particular do tema da escola. Cada ala tem um presidente que é responsável pelos figurinos (produção e vendas) e coordenação do desfile de todos os membros da ala.


Comissão de Frente
ë a ala que puxa escola. É composta geralmente por um grupo de dançarinos com um 12-15 com passos altamente coreografada apresentando a escola para a multidão. Suas fantasias nem sempre refletem o tema central da escola. Originalmente eram apenas os homens altos e bem-vestidos contando passos para frente, sem poder nem sequer olhar para trás. Recentemente, a comissão de frente é um show à parte. Eles se tornaram um espetáculo sobre a sua própria coreografia com verdadeiro esplendor. Algumas vezes um pequeno carro alegórico fazem parte desta ala, também carregando símbolos da escola, juntamente com algumas celebridades vestindo as fantasias mais bem elaboradas.


Mestre Sala e Porta-bandeira 
Desfile de Carnaval do Rio
O nome já diz, ela é portadora da bandeira da escola. Eles são como um símbolo da escola. O Mestre Sala está ali para protegê-la. Originalmente ele tinha uma faca simbolizando e  simulando uma defesa a bandeira da escola para se certificar de que as outras escolas não prejudicariam a bandeira, fazendo-os perder a concorrência. Sua dança é a mais elaborada e elegante de todo o desfile. As escolas têm mais de um casal, geralmente três, porém somente o primeiro casal é julgado.




Baianas
Ala composta pelas componentes mulheres mais velhas da escola, suas fantasias são chamativas e tradicionais do estado da Bahia. Possuem enormes saias de rodas e anaguas com tubos inseridos, e em alguns momentos, geralmente nos refrães, elas giram de um lado para o outro representando a alma das escolas de samba e suas raizes Africanas. 80 é o número mínimo de baianas, ou a escola perde pontos (neste caso para as escola do Grupo Especial). Elas são velhas senhoras da comunidade, que fazem parte da Escola há muitos anos. Esta é uma homenagem absoluta, e a escola de samba elabora suas fantasias sem qualquer custo. São muito respeitadas e muitas vezes começam uma rodada de aplausos quando passa. Atualmente, só as mulheres podem desfilar nesta ala. Assistência médica durante todo o desfile é outro privilégio que nossas senhoras possuem. Outro assunto interessante é que as filas desta ala são organizadas por tempo de escola.
Algumas escolas como, a Beija-Flor, Grande Rio, Salgueiro, também têm em sua ala algumas mulheres mais jovens.


Bateria
Este é o coração pulsante da escola composto por 250 a 350 percussionistas, principalmente os bateristas.  Ele empresta energia e vida a todo o desfile.  Trata-se de uma ala da comunidade, portanto as fantasias são pagas pela escola.  O mestre de bateria é quem escolhe quem vai tocar no grupo através dos ensaios testes contínuos, e disciplina. Os ensaios começam meses antes do Carnaval. As fantasias dos bateristas são, às vezes, tão grandes que tornam difíceis tocar os instrumentos. Existem microfones acima da bateria e um carro de som com os "puxadores" de samba.
Algumas escolas são tão tradicionais, que utilizam os mesmos instrumentos por décadas (como Mangueira, Portela, Império Serrano). Nos anos 80 a Mocidade trouxe novos instrumentos para a sua bateria. Inevitavelmente, as outras escolas (como Viradouro, Grande Rio, Porto da Pedra e Beija-Flor) começaram a utilizar outras inovações que incorporaram totalmente os novos gêneros (ousando tanto a ponto de lançar Mão do funk e de coreografias altamente elaboradas). E parece que deu certo!


Puxador de Samba (Cantor)
Normalmente do sexo masculino, ele é responsável por cantar o samba da escola, quase sempre acompanhado por um grupo de cantores. Eles geralmente vêm em cima do carro de som logo atrás da bateria ou caminham ao longo da passarela do samba.
Desfile   


Rainha da Bateria
É sempre uma beldade feminina, que fica incumbida de introduzir a bateria aos espectadores.  Ela é responsável por motivar e inspirar o batalhão de músicos que a seguem ao longo do desfile.






Passistas
Composta pelos melhores sambistas da escola – desfila com no máximo 50 componentes. É muito difícil sambar ao ritmo da escola de samba e ao mesmo tempo se deslocar ao longo da avenida e seus 700 metros. Esses sambistas são sempre a principal atração da escola. Eles são escolhidos através de uma competição que ocorre a cada ano, e é certamente grande honra estar entre os melhores.


DesfilesHarmonia
Cada carro alegórico e cada ala tem um número de pessoas dedicadas a garantir que o desfile ocorra sem problemas. Eles são identificados pelo uso de camisetas que representam sua ala ou carro. A escola de samba é punida se demora muito para desfilar ou se desfila com tempo inferior ao tempo mínimo de desfile. Pontos também são retirados das escolas no caso apareçam espaços vazios entre as alas.









Informações, Imagens e Vídeo extraídas dos seguintes sites:
  1. Wikipédia
  2. Rio Carnival.Net (desculpe-me se escrevi errado)
  3. Blog da Func
  4. Youtube




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