Brasil trabalha para ter fábrica de telas sensíveis ao toque

29.7.11

Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante discute produção local de touchscreens

Por Rubens Haruo Eishima

Mercadante durante o programa Bom Dia Ministro. (foto: Antônio Cruz/ABr)
Mercadante durante o programa Bom Dia Ministro. (foto: Antônio Cruz/ABr)

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro na manhã de hoje, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou que o país negocia com empresas estrangeiras para trazer ao Brasil uma fábrica de touchscreens (telas sensíveis ao toque).
O item é um dos componentes mais caros na fabricação de smartphones e tablets. E as mudanças na carga tributária dos tablets, por exemplo, especificam um índice de nacionalização dos componentes - 20% no primeiro ano e 80% em 2014 - segundo Mercadante, o governo trabalha não só para trazer a produção das telas (nicho dominado por empresas orientais) como também a produção de semicondutores (chips de memória e processadores).
Apesar de afirmar que "os entendimentos estão muito avançados nessa direção", o ministro não divulgou o nome das empresas envolvidas ou interessadas. Os benefícios, tanto no caso dos semicondutores quanto das telas, se estenderiam não só aos celulares e tablets como também a computadores, notebooks e televisores.
No programa, além de abordar a questão de telas, componentes e tablets, o ministro falou da intenção de fortalecer a cultura do software livre, do programa de bolsas de estudo para brasileiros no exterior - incluindo a possibilidade de negociar com o departamento de estado norte-americano para facilitar a emissão de visto aos estudantes, que não raro, perdem o prazo de inscrição nas escolas devido à burocracia - e até o uso de supercomputadores para prever e evitar desastres naturais.
A produção de tablets enquadrados na Lei do Bem deve começar ainda neste ano. E segundo o governo, a queda de preço devido às isenções fiscais pode chegar a 36%.

Fonte: Superdownload

Comentários:

Postar um comentário

 
» Š€V€RØŠ™ A Força Gunbound « © Copyright | Template By Mundo Blogger |